PARA PENSAR !!!! OUÇA:

quinta-feira, 1 de março de 2012




1º de março – Dia do Turismo Ecológico.


Dia importante para o turismo; tempo de avaliar e se conscientizar de que nossa LIDICE possui uma indústria pronta para ser explorada.

Tudo conspira a favor! Bastam iniciativas e que nos organizemos e busquemos explorar conscientemente as potencialidades de LIDICE.

Principais atividades do ecoturismo:

Acampamento

Pernoite em meio à natureza, utilizando equipamento apropriado, que geralmente inclui uma barraca. É realizado em locais próprios, com certa infra-estrutura (banheiros, luz elétrica) ou em áreas sem qualquer estrutura prévia de apoio, o que se chama “acampamento selvagem”.

Caminhada

Pode ser feita em trilhas ou caminhos abertos na natureza. Exige um mínimo de equipamento adequado, de acordo com a distância percorrida, as características do terreno e as atividades paralelas (fotografia, por exemplo). É sempre bom usar um calçado resistente e levar uma mochila.

Cavalgada

Uma opção para a caminhada, principalmente quando o terreno é de difícil acesso ou a distância é longa. Contemplar a paisagem de cima de um cavalo pode ser uma experiência tranqüilizante.

Ciclismo:

Praticado geralmente em grupo, exige um certo condicionamento físico. É ideal para contemplar paisagens e, o melhor: não polui!

Escalada

A subida de montanhas ou paredes rochosas exige condicionamento. Também não se aconselha esta atividade sem a presença de alguém experiente!

Rapel

Conquistando cada vez mais adeptos, consiste em descer de uma rocha, montanha, queda d’água e afins, pendurado por uma corda. Uma espécie de escalada ao contrário.

Espeleoturismo

Também conhecido como caving, este nome que pouco ouvimos designa uma atividade mais comum que imaginamos: a exploração de cavernas. O Brasil é riquíssimo em cavernas e grutas. Vale a pena explorar!

Mergulho

Explorar o mundo submarino é uma boa opção, mesmo para quem não tem muita experiência. Há atividades de mergulho para todos os níveis de intimidade com a água: de simples snorkels, máscaras e pés-de-pato para um mergulho livre, até equipamentos profissionais e específicos que exigem apoio ou conhecimento prévio.

Montanhismo


Atividades em regiões de montanha. Aí podem estar combinadas caminhadas, escaladas, acampamentos, cavalgadas. Vale tudo o que o local puder oferecer.

Descida de bote (rafting)


Consiste em descer rios ou corredeiras em um bote de borracha. Também tem se tornado mais e mais popular no País, que possui inúmeros locais próprios para a atividade.


Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Complementando o texto do IBGE, entendo que nossa Região possui também potencial para um outro tipo de turismo, que é o de:

Observação de pássaros:

A observação de pássaros (ou 'birdwathing') vem crescendo cada vez mais no Brasil; e Lídice possui uma fauna admirável, no que se relaciona à pássaros. Lembrando sempre que da natureza não se tira nada, além de fotos; não se deixa nada, além de pegadas e não se leva nada, além de saudades e tudo que sua mente puder guardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados traduzem o pensamento de seus criadores, não se traduzindo em responsabilidade do blog sob os mesmo.