PARA PENSAR !!!! OUÇA:

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lídice - Novos Rumos

A Festa da Paz acabou e com ela a certeza da viabilidade de Lídice. A Cidade demonstrou nos dias de festa a sua pujança, a sua determinação e outras inúmeras condições que a fazem e a tornam capaz de ser mais uma referência turística no Brasil. O que falta: focar; colocar como objetivo o direcionamento de como será este desenvolvimento.
Para que se abram debates, o blog LIDICE EM FOCO, coloca uma idéia que terá seus simpatizantes e também seus críticos, mas a verdade é que existe muito a explorar no sentido econômico que o turismo pode nos oferecer.


E a sugestão é que com a referência que temos, como uma localidade que possui esta ligação com a República Tcheca, que façamos de Lidice um pedaço daquele País, em nossas terras. Antes que os mais céticos disparem seus conceitos de críticas à ação daquele povo, diante de possíveis ausências em nosso distrito, onde "jamais se viram investimentos em nossas terras", é importante se fazer a seguinte pergunta: - O que Lídice ofereceu como iniciativa para alavancar investimentos deles aqui? Caso alguém disponha de respostas, favor colocá-las, objetivando tornar conhecido de todos os motivos que determinem buscarmos outros caminhos.

O perfil que este blog sugere seria o que é realizado atualmente na localidade de Penedo - Itatiaia - RJ, onde, inicialmente o comércio possui suas ligações, principalmente em produtos típicos, arquitetura e ações culturais, onde nos faz sentir estarmos em um pedaço da Finlândia. É notório o tempo que isto demandará; não será do dia para a noite que se fará um empreendimento desta natureza. Mas é primordial que se comece a plantar uma semente, aliada à tudo que temos de interesse turístico, como uma natureza exuberante, um clima de montanha à cerca de 30 minutos do mar, etc.,etc.
Temos em mente que tudo deverá ser realizado com muito trabalho, entrega e dedicação. Sabemos que hoje temos uma infra-estrutura de atendimento ao turista quase inexistente, afinal os serviços básicos passam pela hotelaria (pousadas, hoteis, etc), pela gastronomia (restaurantes, cafés, etc) e serviços específicos de atendimento ao turista (centro de apoio, guias, passeios previamente definidos, eventos, etc), isto para citar o básico.

O turismo é hoje um dos caminhos mais interessantes para o desenvolvimento de uma localidade. Basta a criação de algo, uma vocação, uma referência e daí para a frente tratar o assunto com responsabilidade, capacidade, conhecimento técnico e objetivar (diriamos até respirar) 24 horas a sua realização, manutenção e inovação sempre.


Temos hoje no Brasil inúmeros destinos ligados à cultura de povos europeus, orientais, etc: finlandeses (Penedo-RJ), ucranianos (Prudentópolis - PR, onde estivemos há 2 anos), japoneses (bairro da Liberdade - São Paulo - SP, Assaí - PR, Bastos - SP e em muitos outros municipios do Brasil), holandeses (Holambra - SP), austríacos e italianos (Nova Trento - SC) e tantas outras existentes. E qual a referência à cultura tcheca em nosso País? Existe alguma cidade onde o povo tcheco possui suas referências culturais, arquitetônicas, gastronômicas, históricas, etc, etc? Podemos citar hoje a cidade de Nova Petrópolis - RS como uma localidade que possui muitos tchecos e seus descendentes. E observe que hoje no Brasil o povo tcheco possui mais de 500 mil pessoas, entre imigrantes e seus descendentes. Todos residindo em São Paulo e em cidades da Região Sul.

Não podemos tratar um contingente desta natureza, com uma história recheada de fatos, - alguns que realmente não são de boas lembranças, diante das atrocidades que sofreram - de uma cultura rica e que trará oportunidades de progresso material e cultural.

Portanto, mais uma vez, a hora é agora. Toda grande caminhada começa com um passo. Alie-se a esta idéia. Tudo depende de nós. Quanto mais formos, mais idéias teremos, mais chances haverão para buscarmos nossos objetivos. Dê suas idéias, coloque seus pensamentos, saia da inércia.

Estamos à frente de muitas localidades, pois já possuímos uma referência para começar. Pense e reflita bem sobre o que você acaba de ler. Nosso futuro é fruto de nossas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados traduzem o pensamento de seus criadores, não se traduzindo em responsabilidade do blog sob os mesmo.