PARA PENSAR !!!! OUÇA:

sábado, 7 de janeiro de 2012

O TURISMO BEM PLANEJADO RENDE BONS FRUTOS!

Conversando com pessoas nas ruas de Lídice, colhemos várias idéias, sugestões e inclusive, por parte de uma pessoa, foi nos passado o temor pelo implemento do turismo na Cidade, que poderia tirar o sossego da mesma e acabar colocando na Cidade pessoas que poderiam perturbar a calma e a vida tranqüila do local. Importante ressaltar que o modelo que se imagina implantar em Lídice é algo de longo prazo, sem a idéia de que a indústria do turismo possa ser aquela coisa avassaladora, que se lança pedra fundamental em um dia e no outro vê-se a Cidade invadida por aventureiros e oportunistas. O que se propõe é algo que paulatinamente vá mudando o dia à dia da localidade, atraindo pessoas que estejam propensas a investir na estrutura de recepção ao turista; que ninguém pense que o turismo sustentável possa ser algo que se modela do dia para a noite. Cidades como Penedo (RJ), Gramado (RS), Campos dos Jordão (SP), levaram décadas para atingir o status que hoje possuem, onde seu clima, sua gastronomia ou seus eventos atraem pessoas de todo o Brasil. Antes chegaram os investidores, se organizaram, prepararam o terreno por muitos anos, prepararam mão de obra local, fizeram muita propaganda, receberam bem e com atenção, para atualmente poderem assistir seus filhos e descendentes seguirem com o negócio que iniciaram há anos. Conseguiram assistir seus filhos não terem que deixar a terra natal em busca de oportunidades longe, como até hoje fazem os filhos de Lídice; portanto o estilo de turismo que propomos busca um público que cada vez mais adora viajar pelo Brasil, ser tratado com todo o conforto que suas condições possam oferecer, saborear boa comida, desfrutar de ar puro, água de boa qualidade e toda um oferta de situações que Lídice possui de sobra, oferecendo de troco ainda a oportunidade de deslocamento até o mar, em menos de 30 minutos. Pense nisto e converse em sua família, com seus amigos. O momento é de nos prepararmos, buscarmos recursos onde eles estão, capacitarmos com cursos, atualizações e trazer o turista para Lidice. Não pode ser algo de uma pessoa, ou de poucos, mas sim de uma comunidade, visando o seu crescimento, bem estar e sustentabilidade, longe da dependência de terceiros.

4 comentários:

  1. DÉBORA COSTA - dcosta@fiotec.fiocruz.br14 de junho de 2012 às 16:24

    COnhecei Lídice nas Férias de Jan/2012 e fiquei impressionada com o ptencial disperdiçado da cidade que oferece belíssimas cachoeiras e foi dificil conseguir informações sobre a pequena cidade, mas grandiosa em recursos naturais. Não há profissionais na cidade, visto que não há cursos de capacitação pela Prefeitura que visem aproveitar os próprios moradores Jovens para serem Guia Turistico, no centro de Lídice não há placas, folders, cavalos enfim uma infra estrutura mínima à disposição para que o turismo sejja desenvolvido , e naquela pequena praça nocentro como o nome Lídice seguer menciona o nome das cachoeiras e o percurso a ser feito. Conseguimos informações com a Dona da Pousada onde ficamos hospedados, que através de mapas feitos a mão por ela fomos localizando as belíssimas cachoeiras ( não há sinalização alguma como há em Lumiar/RJ, Sana/RJ, Visconde de Mauá/RJ_MG com os mesmos belíssimos recursos naturais ) Enfim, achei um grande desperdício que pode ser relatado muito bem pela Srª. Claudia , proprietária da Pousada Aguas Claras cuja formação acadêmica e visão assusta os politicos da cidade que ao invés de agir , preferem a considerá-la como "chata" . Tenho lindas fotos de cahoeira maravilhosas graças a disposição da Claudia cujo e-mail é : arantesboucas@hotmail.com http://www.pousadaaguasclaras.xpg.com.br/ http://pousadaaguasclaras.blogspot.com.br/ que faz o que pode para cooperar com o turismo local sendo a pessoa mais capacitada que conheci em Lídice para assumir um cargo á sua altura como o Secretaria de Turismo de Rio Claro - RJ. Um turismo que poderia ser plenamente desenvolvido e está sendo desperdiçado.. apenas parabenizo o hospital de Lídice sempre com profissionais de prontidão é uma pena que o turismo de uma bela cidade como Lidice que poderia ter a mesma " fama' de Lumiar,Visconde de Mauá, não tem devido a má gestão da Prefeitura. Temnho belísimas fotos, me informar o e-mail para que eu possa encaminhar, a fim de publicar nesse blog.

    ResponderExcluir
  2. http://riosulnet.globo.com/web/page/turismo_videos_detalhe.asp?cod=32
    Esse vídeo resumi um pouco da beleza que Lídice tem a oferecer.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Débora Costa,

    Muito agradável a sua dissertação e vem totalmente de encontro ao pensamento que temos para o futuro de Lídice; totalmente voltado para o desenvolvimento da localidade, sem ambições políticas, mas sim, buscando ver florescer o turismo consciente, que receba um público que admira, contempla, respeita e obtém somente o prazer pela bela visão, pelos belos momentos que ali passar, pelas caminhadas, pelos banhos em nossas cachoeiras, pelo respirar de um ar puro, pela simplicidade e hospitalidade dos habitantes, onde você citou a Cláudia, pessoa que luta bravamente e arduamente pelo desenvolvimento do turismo em nossa localidade; que bom que você possui boas fotos e está nos autorizando à publicá-las: nosso e-mail é: lidiceemfoco@bol.com.br . Abraços!

    Blog Lidice em Foco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandei algumas fotos, mas a caixa postal lotou, assim que liberar por favor me avise para terminar de enviar as belas fotos de Lídice. Fico feliz em ter essa consciência da importância do ecoturismo com RESPONSABILIDADE AMBIENTAL.

      Excluir

Os comentários postados traduzem o pensamento de seus criadores, não se traduzindo em responsabilidade do blog sob os mesmo.